INOVAÇÃO EM TECNOLOGIA E AUTOMAÇÃO AVÍCOLA

História


TRADIÇÃO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO MARCAM A TRAJETÓRIA DA EMPRESA

 

O fundador, Yorio Yamazaki

A avicultura industrial brasileira dava os primeiros passos quando surgiu a tecnologia da Indústria de Máquinas Yamasa. A empresa foi fundada nos anos 1960, no Estado de São Paulo, próxima à cidade de Bastos, que começava a ser reconhecida pela grande produção de ovos, e que futuramente seria a Capital do Ovo.

A Yamasa nasceu pelas mãos do imigrante japonês Yorio Yamazaki, um homem de espírito inventivo que escreveu seu nome na história da avicultura brasileira ao criar algumas das primeiras máquinas de lavar e classificar ovos para atender a emergente produção de ovos do Brasil. As máquinas construídas por Yorio aceleraram a produção nas salas de ovos e contribuíram para a profissionalização da avicultura.

A Yamasa iniciou operação em Pompéia, transferindo-se posteriormente para a cidade de Rinópolis, também no Oeste Paulista, município próximo do efervescente núcleo produtivo da Capital do Ovo. Ali, a empresa inaugurou um ritmo dinâmico de produção, pois os equipamentos Yamasa já conquistavam mercado por sua eficiência e praticidade.

As primeiras máquinas, na década de 1960

Nos anos 1970, o pioneiro Yorio ganhou a companhia do filho Nelson Yamasaki, que passou a auxiliar o pai na condução dos negócios. Foi nesse período que a empresa adotou novos conceitos administrativos, focando no aprimoramento das máquina inventadas por Yorio. Com o crescimento da produção, foi preciso organizar também uma equipe de vendas para atender as várias regiões brasileiras.

A Yamasa inaugurava uma nova época de crescimento acelerado e inovações, mesmo convivendo com longos períodos de crise. Eram os anos 1980 e 1990.

No virada do Milênio, os anos 2000 continuaram com sabor de desafios, e com novas e instigantes oportunidades. Chegava a globalização que, ao abrir portas para o mundo, também ampliou as oportunidades da Yamasa.

A empresa e sua equipe passaram a participar com mais frequência das feiras do setor realizadas no Brasil, em outros países da América Latina, e nos Estados Unidos. Foi construindo, assim, uma rede de relacionamento e representantes em outras regiões das Américas, reforçando a equipe de vendas no Brasil e colocando em prática novas ideias para o portfólio de produtos.

Fábrica em Rinópolis, São Paulo, Brasil

Mas os desafios não param. Atendendo ao mercado, a Yamasa investiu na modernização dos equipamentos de grande porte e criou a Divisão de Equipamentos para Incubação, Yamasa Hatching Division (YHD), setor que completou 15 anos em 2023 e vem crescendo rapidamente junto a incubatórios e matrizeiros.

A estratégia de internacionalizar a marca Yamasa trouxe resultados positivos. Em 2010, a empresa recebeu o Prêmio Exporta São Paulo, criado pelo Governo do Estado.

Em 2020, a Indústria de Máquinas Yamasa comemorou 55 anos inovando em tecnologia e automação avícola com sólida presença em mais de 25 países no mundo.