A Yamasa está lançando um novo sistema de ovoscopia automático totalmente controlado por multicâmeras e iluminação. Com o novo equipamento é possível detectar ovos sujos e vazando através do processamento de imagens pelo sistema de visão computacional.
Cada ovo é inspecionado por câmeras e cada uma delas registra imagens do ovo enquanto ele está girando sobre os roletes da esteira transportadora.
As imagens são coletadas e analisadas, cobrindo toda a superfície de cada ovo. Após a análise, o sistema atribui uma nota de vazamento e uma nota de sujeira para cada ovo. “É o cliente quem define a nota com a qual o ovo será aprovado ou rejeitado. Isso garante que o avicultor defina o nível de sensibilidade da sujeira ou vazamento para a máquina aprovar ou rejeitar o ovo”, explica Nelson Yamasaki Júnior, diretor comercial da Yamasa.
Na interface de visualização, a sujeira no ovo aparece na cor azul e o vazamento aparece na cor vermelha. Os ovos vazando são retirados logo após a detecção para não contaminar ou sujar a classificadora. Os ovos sujos são retirados automaticamente e direcionados para uma saída específica da classificadora.
Segundo o diretor da Yamasa, o equipamento é mais uma tecnologia da Yamasa criada para oferecer ao avicultor opções de produzir um ovo com ainda maior qualidade, levando excelência ao mercado avícola brasileiro.
Confira todos os detalhes desse novo produto da Yamasa no link: Ovoscopia automática por câmeras.