A equipe Yamasa intensificou suas energias para encerrar 2018 comemorando os avanços conquistados no período. E iniciou 2019 desafiando-se para mais. Exemplo disso é o mais novo lançamento da empresa, a ovoscopia automática, que se tornou um sucesso tão logo foi lançado, no final do ano, em salas de ovos brasileiras. Veja a matéria Yamasa lança ovoscopia automática por câmeras).
O novo acessório, que eleva a qualidade da classificação de ovo, prossegue merecendo atenção da equipe para aprimoramento do projeto. “A ovoscopia automática é nossa mais recente realização e é resultado de muito trabalho. Mas, justamente por ser nosso produto mais recente, estamos acompanhando de perto sua performance no dia a dia das granjas para verificar as possíveis adequações e atender aos diferentes perfis de produção de nossa clientela.”
Quem afirma é o presidente da Yamasa, Nelson Yamasaki, que acompanha a evolução da empresa desde sua fundação, nos anos 1970, e a dirige desde os desafiantes anos 1980. Ele cobra de suas equipes – da produção à administração, passando pela área de vendas – comprometimento com os projetos da empresa. “Tenho sentido que, conforme evoluímos em nosso portfólio, mais aumentam a expectativa e a cobrança de nossos clientes. E é nossa obrigação fazermos dessa cobrança a chance de mais evolução em cada detalhe de nossos projetos. É isso que me motiva a cada novo dia de trabalho”, ressalta o executivo, que conta com sua família entre os colaboradores, o que ele também vê como maior responsabilidade.
Fundada há 54 anos para atender às necessidades de profissionalização da avicultura brasileira, através de limpeza e classificação de ovos, a Indústria de Máquinas Yamasa chega próximo à virada da atual década conquistando de maneira acelerada outros mercados: as granjas de matrizes pesadas e incubatórios de ovos férteis para produção de frangos de corte. E essa é uma via que começou a ser conquistada pela Yamasa na virada doanos 2000, quando Nelson Yamasaki enxergou a possibilidade de criar embandejadoras de ovos férteis para matrizeiros e máquinas classificadoras calibradas para classificar ovos incubáveis de maneira altamente eficiente.
Batizada de YDH, a divisão de produtos da fábrica para matrizeiros e incubatórios é hoje um sucesso crescente, tendo inclusive conquistado empresários de grandes marcas do mercado de frango de corte. Sem especificar as marcas que hoje são clientes da Yamasa nesse segmento, mas visivelmente satisfeito por tê-las conquistado, Nelson Yamasaki diz que o objetivo agora é expandir ainda mais a Divisão de Ovos Férteis e, quem sabe, ultrapassar fronteiras.
“Algo com o que procuro sempre sensibilizar minha equipe é em relação à visão de futuro; digo que temos muito a conquistar. Por isso a importância de mantermos o ritmo de crescimento de nossa estrutura fabril, que em 2018 já aumentou de maneira substancial”, diz ele, com entusiasmo. “Caminhamos muito, mas há muito mais à nossa frente. Não devemos perder a perspectiva de que sempre é possível nos desafiar para sermos melhores e mais atentos ao mercado do Brasil e do mundo. É sempre importante renovar desafios para continuarmos evoluindo”, conclui, com os olhos na direção do futuro.