INOVAÇÃO EM TECNOLOGIA E AUTOMAÇÃO AVÍCOLA

Notícias


Yamasa Quinta-feira, 26 de abril de 2018

Yamasa doa máquina histórica ao Museu Saburo Yamanaka de Bastos (SP)

Museu, que é um dos mais importantes da imigração japonesa no Brasil, amplia seu acervo sobre a evolução da avicultura brasileira.

Máquina antiga da Yamasa chega ao Museu Histórico de Bastos
 
Nelson e Cida Yamasaki com a máquina antiga

Numa ensolarada tarde de novembro de 2017, uma máquina Yamasa fabricada em 1978 passou a ser exibida no Museu Histórico Regional Saburo Yamanaka, de Bastos (SP). Ela, agora, faz parte do acervo de utensílios e equipamentos que nos anos pioneiros da avicultura brasileira integraram o dia a dia das granjas de postura.

A doação do equipamento antigo da Yamasa foi uma forma de apoiar a ideia da Associação Cultural e Esportiva Nikkey de Bastos de tornar o Museu regional uma referência, também, em história da avicultura no Brasil. Como se sabe, desde os anos 1960 Bastos é conhecido por ter a maior produção de ovos do Brasil, influenciando toda a sua microrregião com essa dinâmica atividade do agronegócio. “Ficamos felizes em poder doar esse equipamento antigo. A máquina que restauramos para a doação é das mais simbólicas de nossa história, sendo um sucesso de nosso portfólio dos anos 1970. Nós a localizamos em uma granja goiana. O proprietário da granja havia adquirido uma máquina Yamasa moderna, de porte médio, e ao entregarmos o equipamento novo tivemos que esperar para desativar a antiga Yamasa, que estava em pleno funcionamento”, orgulha-se Nelson Yamaski, presidente da Yamasa e filho do fundador da fábrica, o saudoso Yorio Yamazaki.

Francisco Oura: orgulho por receber a doação

Francisco Oura, do departamento de Patrimônio da Acenba, recepcionou o primeiro modelo industrial patenteado pela Yamasa no Museu Histórico Regional Saburo Yamanaka. Orgulhoso com a chegada de um item tão representativo da história da avicultura brasileira, Oura fez questão de conhecer de perto os ítens que fizeram a fama da marca: a lavadora e a classificadora de ovos, desenvolvidas com um sistema simples e eficiente que acelerava enormemente o trabalho nas primeiras granjas em fase de profissionalização a partir dos anos 1960.

Antes da máquina modelo 3.1973 - tipo EC-35 deixar a moderna e ampla fábrica atual da Yamasa em Rinópolis, a 30 km de Bastos, o casal Nelson e Cida Yamasaki fez questão de posar ao lado do equipamento que também ajudou a fazer a história da empresa.

Em seguida, a “pequena notável” da marca seguiu para brilhar como jóia histórica no museu da Capital do Ovo, como Bastos é conhecida. Aliás, o pequeno e produtivo município completa 90 anos de fundação neste ano. A equipe Yamasa já mandou seu presente!

 

MUSEU É REFERÊNCIA

O Museu Histórico Regional Saburo Yamanaka, de Bastos (SP), é um dos mais importantes museus de acervos culturais da imigração japonesa do Brasil. É uma referência nacional em história da imigração de Bastos, cidade que nasceu cem por cento japonesa em 1928.

Fundado em 1975, o museu recebeu o nome do saudoso pioneiro bastense Saburo Yamanaka, um dos idealizadores do projeto e uma das figuras atuantes na estruturação e organização dos materiais a serem expostos no Museu.