História



Tradição, tecnologia e atualização marcam trajetória da empresa

 

O pioneiro Yorio Yamazaki

A moderna avicultura industrial brasileira dava os primeiros passos quando surgiu a tecnologia da Indústria de Máquinas Yamasa. Eram os anos 1960 e a empresa surgia no Oeste Paulista, bem ao lado da cidade de Bastos, onde também despontava e já começava a ser reconhecida a grande produção de ovos que daria nome à Capital do Ovo.

A Yamasa nasceu pelas mãos do imigrante japonês Yorio Yamazaki, um homem de espírito inventivo que escreveu seu nome na história da avicultura brasileira ao criar algumas das primeiras máquinas de lavar e classificar ovos para atender a emergente produção de ovos do Brasil. As máquinas construídas por Yorio em sua oficina aceleraram a produção nas salas de ovos e contribuíram para a profissionalização da avicultura.

A Yamasa montou suas primeiras máquinas em Pompéia e depois transferiu-se para Rinópolis, no Oeste Paulista, município próximo do efervescente núcleo produtivo da Capital do Ovo. Ali, a empresa inaugurou um ritmo dinâmico de produção, pois os equipamentos Yamasa já ganhavam fama por sua eficiência e praticidade.

As primeiras máquinas, na década de 1960

Em 1974, o pioneiro Yorio ganhou a companhia do filho Nelson Yamasaki, que passou a auxiliar o pai na condução dos negócios. Foi nesse período que a empresa adotou novos conceitos administrativos, focando no aprimoramento das máquina inventadas por Yorio. Com o crescimento da produção, foi preciso organizar também uma equipe de vendas para atender as várias regiões brasileiras.

A Yamasa inaugurava uma nova época de crescimento acelerado e inovações, mesmo convivendo com longos períodos de crise. Eram os anos 1980 e 1990.

No virada do Milênio, os anos 2000 continuaram com sabor de desafios, e com novas e instigantes oportunidades. Chegava a globalização que, ao abrir portas para o mundo, também ampliou as oportunidades da Yamasa.

A empresa e sua equipe passaram a participar com mais frequência das feiras do setor realizadas no Brasil, em outros países da América Latina, e nos Estados Unidos. Foi construindo, assim, uma rede de relacionamento e representantes em outras regiões da América, reforçou sua equipe de vendas no Brasil e colocou em prática novas ideias para seu portfólio de produtos.

Na fábrica em Rinópolis (SP), uma produção que não para

Mas os desafios não param, pois a história é feita continuamente. Atendendo ao mercado, a Yamasa investiu na modernização das máquinas classificadoras de ovos de grande porte e criou a Divisão de Equipamentos para Incubação, setor que vem crescendo a olhos vistos desde 2010, com sucesso junto a incubatórios e matrizeiros.

A estratégia de internacionalizar a marca Yamasa tem sido muito bem-sucedida, tanto que em 2010, a empresa recebeu o Prêmio Exporta São Paulo, criado pelo Governo Paulista.

Em 2015, a Indústria de Máquinas Yamasa comemora 50 anos de inovação, consolidação de sua presença no mercado nacional e, definitivamente, a ampliação de sua presença no mundo.

Hoje a marca atende empresas em 25 países de três continentes, com perspectivas de ampliar seu campo de atuação na próxima década. A Yamasa do século XXI, portanto, levou sua marca muito além das fronteiras sonhadas pelo fundador da empresa, o saudoso Yorio Yamazaki.

Expandir fronteiras é o desafio da Yamasa para os próximos 50 anos!